quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

E a mídia?

Havia um tempo em que nós, professores de redação, recomendávamos  aos alunos a leitura de jornais e revistas para ficarem bem informados, acreditando serem tais veículos um dos poucos meios de que a sociedade dispunha para sair do obscurantismo da falta de informação. Pelo menos, presumíamos isso, daí a defesa intransigente da liberdade de informação.
Entretanto, aqui ou alhures, essa é uma visão de outrora. Hoje, esses periódicos já não trazem esse sinônimo, devido à corrupção do conceito de liberdade de informação e ao caráter manipulador com que a maioria dos veículos de comunicação abordam os assuntos que interessam a todos.
E há explicação para isso: essas empresas, por décadas, amealharam recursos oficiais e empresariais de propagandas. Hoje, a função da informação está diluída não só nas empresas radiofônicas, televisivas ou jornais, mas na internet, principalmente dos blogs.E aqui, o espaço é mais democrático, devido à existência de centenas de pessoas cumprindo esse objetivo.
Decerto, a blogosfera é produto dos esforços de pessoas independentes das corporações de mídia, de pessoas que – por motivos humanistas, sociais, literários - ousaram produzir uma comunicação compartilhada, democrática e autônoma. E essa experiência tem atraído os olhares dos leitores. Não representa apenas uma nova forma de lidar com a comunicação, mas um novo modo de exercer a liberdade de imprensa. E veio para ficar.

Assim, não é difícil imaginar que a mídia tradicional caminha para a decrepitude e terminará seus dias abraçada  a uma visão estreita e corrupta do conceito por ela produzido de liberdade de expressão. E a sociedade – sempre vassala de suas afirmações – tenderá a reconhecer o novo espaço como a manifestação pela da liberdade de informação.

Um comentário:

  1. Concordo, Osmar! E ainda bem que não estamos mais à merce somente dos interesses desses grupos dominadores, de gente desonesta e manipuladora. Estamos ainda, mas há outras opções. O direito à crítica, à discussão, a possibilidade da troca de ideias é algo que amplia nossos horizontes. E o que era de nós antes da internet? Ai, eu nem nem me lembro! Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir